Regulamento da "Taça Out of Bounds"
​
1. Formato
1.1. “OUT OF BOUNDS” é uma competição criada em parceria pelo XIRAGOLFE e pela ALDEIA DOS CAPUCHOS (Clubes Fundadores) e é gerida em parceria pelos Capitães de cada um destes dois clubes, ou por outro elemento que integre a Comissão da Competição.
1.2. OUT OF BOUNDS é uma competição em formato de “taça”, em regime aberto e sem limite temporal, constituída por provas (torneios) disputadas continuamente entre os clubes que se inscrevam em cada uma, e tem como objetivo incentivar o jogo em representação do Clube fora dos campos em que os jogadores jogam mais regularmente.
1.3. Sem prejuízo, o OUT OF BOUNDS é, em cada um dos torneios, também uma prova individual, premiando os primeiros classificados individuais na modalidade medal net ¾ hcp, com pior resultado limitado a 4 pancadas acima do par de cada buraco.
1.4. Existirá uma taça, de formato condigno, a adquirir pela Comissão da Competição, que estará continuamente em disputa em todas as provas pelos clubes participantes em cada torneio. O Clube vencedor de cada torneio verá o seu nome inscrito na Taça e ficará detentor da mesma até ao torneio seguinte, onde a mesma voltará a estar em jogo, devendo ser entregue ao clube vencedor e assim sucessivamente.
1.5. O Clube que tiver vencido a última prova ostentará o título de “Detentor da Taça OUT OF BOUNDS”. O Detentor da Taça OUT OF BOUNDS fica obrigado a levar a Taça para a prova seguinte. Caso não participe nessa prova, deverá, em tempo útil, antes da mesma, entregá-la à Comissão da Competição.
1.6. Será mantido, através de página criada para o efeito, um registo do “Detentor da Taça OUT OF BOUNDS” e de todos os vencedores por equipas e individuais em cada prova.
2. Competição individual:
2.1. Cada prova é disputada como volta de 18 buracos válida para handicap, com classificações individuais. A modalidade de cada prova será Medal Net a ¾ hcp, com limitação de pior resultado a 4 pancadas acima do par de cada buraco. Podem participar todos os jogadores com handicap válido independentemente do Clube de que são sócios e por que estão inscritos na FPG.
2.2. Um jogador não necessitará de pertencer a qualquer dos clubes em prova para poder jogar o torneio em questão a nível individual. A prioridade de inscrição, porém, será dada aos jogadores integrantes de clubes inscritos na prova por equipas e, em caso de necessidade de cut a prioridade será dada, entre os associados destes, por data de inscrição.
3. Competição entre Clubes:
3.1. A Prova é aberta a todos os clubes e a inscrição de clubes é feita torneio a torneio. O clube que deseje participar solicitará inscrição à Comissão da Competição, indicando o capitão e nomeando os seus jogadores, inscrevendo-os ou indicando como seus aqueles que já se tenham inscrito. A Comissão da Competição apenas recusará inscrições de clubes quando se verificar a existência de razões que considere ponderosas, ou em caso de excesso de inscrições. Neste último caso, a prioridade será, pela ordem seguinte: para o Clube Detentor da Taça OUT OF BOUNDS, para os Clubes Fundadores e para os clubes que mais vezes tenham participado na prova.
3.2. Um Clube poderá participar na prova como tal se inscrever um mínimo de 6 sócios seus na mesma. O Clube terá uma Equipa “base” de 4 jogadores que serão escolhidos, previamente ao início da prova, pelo respectivo capitão de entre os seus sócios inscritos na prova.
3.3. Caso um dos elementos da Equipa “base” não se apresente no dia da competição, o Clube poderá substituí-lo por outro seu sócio inscrito, devendo essa substituição ser comunicada à Comissão da Competição até ao início da mesma. No caso de o Clube não usar dessa faculdade e se o número total de sócios inscritos que se apresentem no dia da competição for de 4, todos ficarão a constituir automaticamente a Equipa “base”. Se o Clube não usar dessa faculdade e o número total de sócios inscritos que se apresentem no dia da competição for superior a 4, as faltas da Equipa “base” serão automaticamente preenchidas passando para o lugar do(s) faltoso(s) da Equipa “base” os sócios inscritos fora da Equipa “base” de handicap mais baixo, por essa ordem.
3.4. Um clube só poderá inscrever os jogadores que sejam seus sócios, ainda que a gestão de handicap seja por outro clube, contando que não seja por qualquer dos clubes em prova.
4. Handicaps
4.1. Os jogadores utilizarão os seus Handicaps oficiais da Federação Portuguesa de Golfe ou de outra Entidade reconhecida oficialmente, que estiverem em vigor à data do encontro.
4.2. São permitidos jogadores com HCP de categoria 6, que, no entanto, são inscritos com 36 EGA, sejam Homens ou Senhoras.
4.3. Os Jogadores sem Handicap aferido poderão participar, mas não contam para a Classificação.
5. Regras
5.1. As regras a aplicar são as do R&A e USGA aprovadas pela Federação Portuguesa de Golfe e incluindo as Regras Locais que vierem a ser estabelecidas para cada prova.
5.2. Caso o jogador desrespeite as regras será desclassificado do torneio.
6- Empates
6.1. Em caso de empates na classificação individual, o desempate será feito pelo EGA mais baixo, seguido dos melhores resultados nos últimos 9, 6, 3 e último buraco do cartão. Caso o empate prevaleça para atribuição de troféus, será usado o sorteio.
6.2. Em caso de empate para o primeiro lugar na competição entre Clubes, pela seguinte forma:
i) Caso um dos empatados seja o “Detentor da Taça OUT OF BOUNDS”, será declarado vencedor desse torneio e manterá o título;
ii) Caso não o seja, o desempate para o primeiro lugar será feito pelo maior número de vezes que o clube venceu torneios da prova;
Persistindo o empate, pelo maior número de vezes em que participou nos torneios da prova e,
iii) Caso o empate persista, será pelo sistema de “morte súbita” num buraco conveniente do campo, disputado pelos capitães dos clubes empatados.
7. Classificações
7.1. Competição individual: são atribuídos 5 troféus em cada Prova aos 5 jogadores melhor classificados.
7.2. Competição entre Clubes: A classificação dos Clubes em cada prova é calculada pela menor soma dos resultados dos quatro jogadores integrantes da Equipa “base”, a que se somarão os melhores dois resultados dos seus sócios inscritos em prova não integrantes da dita.
7.3. Caso um Clube, que tenha inscrito o acima referido mínimo de 6 jogadores na prova, se apresente a jogo com menos do que esse número, observar-se-á o seguinte:
i) O limite mínimo de jogadores inscritos pelo Clube que se apresente a jogo terá de ser de 4. Caso não seja atingido, o Clube não participará na prova como tal (sem prejuízo de os seus jogadores inscritos continuarem a participar na prova individual)
ii) Caso o número seja de 4 jogadores em prova, o resultado desse Clube será o número de pancadas desses jogadores, multiplicando-se por 2 os dois piores resultados;
iii) Caso o número seja de 5, o resultado desse Clube será o número de pancadas dos 4 jogadores da Equipa “base” multiplicando-se o pior resultado por dois, acrescido do resultado do elemento que não constitua a Equipa “base”.
8. Inscrição
8.1. Inscrição Individual: A inscrição de jogadores é feita prova a prova e pode ser feita pelo próprio, ou pelo Clube. A inscrição é feita através do formulário disponibilizado por qualquer um dos Clubes participantes. O jogador inscrito compromete-se a suportar o custo de green fee da prova, o qual pode ser comparticipado pelo seu Clube. Na inscrição, cada jogador deve indicar qual o Clube que representa nessa prova, se for diferente do seu Clube de filiação na FPG.
8.2. Inscrição de Clubes: Cada Clube para estar inscrito, deve:
· Indicar a sua intenção;
· Registar a inscrição de jogadores;
· Designar o seu capitão (e sub-capitão). O Capitão será o ponto de contacto com a Comissão Técnica da Prova.
9. A Comissão Técnica da Prova, que fará aplicar este Regulamento e as Regras de Golfe em cada Prova, é constituída por um elemento de cada um dos Clubes Fundadores e por um elemento representante do Campo em que se realiza a prova.
10. Comissão da Competição
10.1. A Comissão da Competição é constituída por dois representantes de cada um dos Clubes Fundadores, sendo um o seu Capitão e será coordenada por um dos elementos do Xira Golfe.
10.2. A Comissão da Competição terá como função a sua organização, manutenção, divulgação e manterá os registos de resultados da mesma.
10.3. A Comissão da Competição terá o poder de alterar o presente regulamento e de integrar as lacunas do mesmo.
10.4. A Comissão da Competição poderá ainda determinar a extinção da prova.
Comissão da prova
28 de Junho de 2020